quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Pró-Atividade

Palavra que está no modo no circuito empresarial ultimamente. Fala-se muito que um profissional de sucesso precisa agregar esta característica em sua bagagem para poder se destacar no mundo empresarial. Mas, o que realmente vem a ser uma pessoa pró-ativa?

Muitos confundem os conceitos e chegam a afirmar que uma pessoa pró-ativa é aquela que gostar de tomar a iniciativa, tomar a frente das coisas. Mas, será que apenas esta característica é capaz de definir se uma pessoa é pró-ativa ou não?

É preciso esclarecer que tomar a iniciativa é uma forma de reação a alguma coisa, ou a um status preestabelecido. Logo, o simples fato de tomar a iniciativa não quer dizer que basta para caracterizá-lo como uma pessoa pró-ativa.

A pró-atividade, portanto, vai além. Uma pessoa pró-ativa, ao invés de apenas reagir é capaz de tomar as rédeas da situação e criar uma situação de total controle e até estipular e coordenar como os passos futuros se darão. Um pró-ativo é aquele que cria o ambiente e cenário adequado para o desenvolvimento dos próximos passos. O pró-ativo não espera o problema lhe ser proposto para pensar na solução. Ele antecipa, ou seja, já pensa nos problemas que podem lhe ocorrer e possíveis soluções. É não falei que é fácil ser pró-ativo, mas é bastante recompensador, pois é preciso ver o mundo de um modo diferente. É preciso pensar diferente. Pense nisso.

Um comentário:

  1. Pró-ativo em resumo é aquele que além de se manifestar de forma voluntária, já possuí uma sugestão sobre o assunto e que por tal razão vai interferir no processo ou no resultado desse.
    Trazendo para o mundo do futebol, associo a figura do craque, do camisa 10, que antevê a jogada.
    Recomendo o livro: Negócios e o Jogo Maravilhoso de Theo Theobald e Cary Cooper, da Clio Editora, São Paulo, 2007, livro este de propriedade de um amigo chamado Hilton!!!rssss

    ResponderExcluir